Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Feira do Livro de Joinville mistura Direito, fantasia e homenagem em programação gratuita
-
Foto: Divulgação -
Programação inclui palestra com Luis Henrique Madalena sobre os 200 anos do Constitucionalismo brasileiro, contação de histórias, homenagens e debates sobre temas atuais como inteligência artificial e fake news
A quarta-feira (4) na Feira do Livro de Joinville promete atrair públicos diversos com uma programação que vai da contação de histórias infantis até discussões jurídicas sobre os rumos do país. O evento ocorre no Centreventos Cau Hansen, com entrada gratuita, e conta com palestras, encontros com escritores e atividades culturais ao longo do dia.
Um dos destaques é a palestra do advogado e professor Luis Henrique Madalena, que propõe a reflexão: “O que os 200 anos do nosso Constitucionalismo podem nos ensinar e o que nos reserva o futuro?”. O encontro será às 20h no palco principal, com mediação da advogada Maria de Lourdes Bello Zimath.
Doutor em Direito pela UERJ e diretor da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Madalena fará uma viagem histórica pela formação constitucional brasileira, com foco no período entre 1822 e 1824 — tema central de seu novo livro, “A Constituinte de 1823 e a Sala de Máquinas de 1824 – Formação Constitucional Brasileira e Organização do Poder”, que será lançado em breve. O autor também abordará questões contemporâneas, como o judicialismo, o Constitucionalismo Abusivo e o Constitucionalismo Autoritário. “Teremos uma contenção da atividade do Judiciário?”, provoca.
Literatura infantil e homenagem a Marina Colasanti
A manhã começa com um momento especial: às 9h20, no Teatro Juarez Machado, será realizada uma homenagem à escritora Marina Colasanti, falecida recentemente. A celebração de seu legado contará com a presença de Tino Freitas, Leo Cunha e Warley Goulart, que volta ao palco principal às 14h30 com o espetáculo de contação de histórias “Tapetes que contam histórias”.
O dia também marca a participação do premiado Everson Bertucci, escritor e professor de artes de Balneário Camboriú. Vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança de SC (2023) e finalista do Prêmio Jabuti (2022), Bertucci abre a programação do palco principal e volta a dialogar com o público às 15h no Teatro Juarez Machado.
Debates contemporâneos e advocacia na literatura
A programação ainda contempla debates relevantes e atuais. A Univille promove a palestra “Direitos autorais, fake news, IA e internet”, que discute os desafios legais e éticos da era digital. Já a OAB Joinville realiza às 19h a Roda de Conversa “Advocacia nas Letras”, trazendo à tona o diálogo entre o universo jurídico e a literatura.
Feira segue até sábado com entrada gratuita
A Feira do Livro de Joinville vai até 8 de junho, com atrações diárias e abertas ao público. O evento é realizado pelo Instituto da Cultura e Educação e pelo Instituto Inspira, com patrocínio de empresas como Britânia, Tigre, Caixa Econômica Federal e Univille, além de apoio institucional da Prefeitura de Joinville, ABRH e OAB Joinville, e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Deixe seu comentário